sábado, maio 24, 2008

Falta de tempo

E, confesso, vontade, este espaço tem estado ao abandono. Não faltam episódios, experiências e até novidades, mas tem faltado o estímulo. Redimo-me com um flash de registos para memória futura.
1. A ida ao oceanário, um ano e pouco depois. Repete-se a novidade e o fascínio pode ser agora traduzido em palavrinhas. É de facto um lugar fascinante. Adorou a água corrente e em piscina, os peixes «gaaaangues» e outros pequeninos. Tentou senti-los quando se aproximaram do vidro e, sem dúvida, confirmou que é um lugar a revisitar sempre que possível.
2. O desfralde gradual avança a olhos vistos. Já abandonou o bacio e a sanita é visitada com frequência. Na escola também aderiu à nova rotina, embora nem sempre coincida a rotina com os seus ritmos. Noto que mesmo em relação aos chichis, ele está a cada dia mais atento. Fala em cocó e sinto que se referia ao chichi que acabou de fazer na fralda-cueca. Ou muito me engano ou chegamos ao final deste verão sem fralda.
3. No dia do meu aniversário registe-se o «tuto» (susto). Uma escultura de madeira que cai de uma prateleira, devido à bola jogada indevidamente no hall pela Inês. Chora ela e guincha ele. Aterrorizou-se. Resultado, acorda a falar nisso (caíu, muneco, lá de cima, tutou-se!) e durante um dia, enquanto os restos da dita estátua estavam em cima do ecoponto, só ia à cozinha acompanhado (por causa do «mêto»).
3.1 Ainda sobre o aniversário, encheu-me a alma ver tantos amigos a empanturrar a pizzaria do costume, para infelicidade de quem julgava ter uma tarde calma de serviço. O Lourenço apreciou particularmente o carreiro de «micas»(formigas) que percorria a janela.
4. Não diz os éles. Aliás é muito trapalhãozinho a falar. Tentamos que enrole a língua para dizer lua em vez de ua. E, incrivelmente, resultou. Diz um lua muito enrolado na perfeição.
5. À semelhança de outros meninos que conhecemos trata-nos pelo nome, especialmente o papá que virou a maioria das vezes «atónio».
6. Não pede desculpa pelas sapatadas que dá quando tem fúrias. Diz apenas «paxou? paxou?» e dá um «abaxo» muito sentido. É determinado, mas muito meigo este filho.

Sem comentários: