sábado, maio 10, 2008

Ando há uns dias

Para falar nisto. Tenho uma família numerosa, sabe quem me conhece. Sou a mais nova de seis irmãos (oito se contar com os irmãos da parte do meu pai). Dos seis da minha mãe contam-se cinco raparigas e um só rapaz. Isso tem consequências engraçadas e profundas marcas naquilo que sou.
Na verdade, para além da Inês, de quem falo muito por razões óbvias (foi a primeira criança depois de um hiato de mais de uma década) tenho muitos mais sobrinhos. Nomeadamente duas mais velhas, tão velhas que são próximas de mim. Não me lembro sequer, no caso da mais velha, dela nascer. Recordo apenas as brincadeiras, as férias, essas coisas que resultam do convívio senão como irmãs, no mínimo como primas, e não de tia/sobrinha. Há uns diasdescobri que tem um blogue. Mais recentemente trocámos uns comentários por causa de um post. Na verdade, não nos vemos muitas vezes, embora não haja dúvidas da profundidade do afecto, materializado em longos abraços e muitos beijos sempre que nos vemos (sempre fomos assim, nem eu nem ela somos de afugentar meiguices). E o engraçado é que é preciso ela ter um blogue para a conhecer melhor agora, mulher crescida que é. E isso deixa-me triste e contente. Triste porque acho que devíamos conhecermo-nos bem ponto, sem ecrãs pelo meio. Contente porque, no ecrã, sinto-a feliz, madura e sábia, segura do seu caminho e uma pessoa tão equilibrada como muito bem formada. Com a cabeça e, o mais importante, o coração no lugar. Se parte é mérito da minha doce irmã Sofia (minha mãe tantas vezes, ombro amigo desde que me conheço, colega de profissão por coincidência -ou talvez não) e do meu cunhado (para quem olho com um indiscritivel afecto e admiração), o principal deve-se a ela que soube trilhar o seu caminho, tantas vezes inesperado, mas seguro e autêntico.
Ela diz que nos usou como referências (a estas tias-irmãs de tão novinhas), mas talvez não saiba que também eu a vejo com a admiração de quem, com ela, tem muito a aprender.

És a maior querida M.

2 comentários:

Filipa Rosário disse...

a vossa família é muito bonita, lia.

M disse...

Titi do meu coração!!!
Beijos grandes ... até ao fim do mundo!!!:)