quarta-feira, novembro 05, 2008

Há muito tempo

Vai fazer dia 9 dezanove anos a minha mãe chamou-me e disse: vê com atenção e não te esqueças nunca, que hoje é um dia histórico. E eu não esqueci. Caía o muro em Berlim e desde então, eu que sempre adorei história, tornei este acontecimento no meu favorito da história contemporânea. Pesquisei, vi documentários, emocionei-me mais tarde sempre que via o momento em que as pessoas passavam as cancelas para o outro lado.
Hoje pude sentir as emoções no presente (embora a Fili me bata aos pontos em termos de proximidade). Não deixei de dizer o mesmo à Inês, o Lourenço é pequeno para isso, e expliquei-lhe o quão de histórico tem este dia e como a esperança é um bem inestimável. Fico feliz por ser para ela alienígena imaginar um mundo em que as mulheres não votavam e os negros não podiam partilhar lugares com os brancos.
Oxalá não se esqueça deste dia (nem do que significa) e que possa um dia contar ao primo "sobre o dia em que elegeram um negro para presidente dos Estados Unidos".

Sem comentários: