quarta-feira, março 26, 2008

Parece

Que também entrámos naquele esquema do «não, esta é que foi MESMO a maior birra de todos os tempos». O dócil bebé é substituido por um pequeno demónio e nada o consegue acalmar. Hoje aconteceu outra vez. Não quis sair da sala na creche, depois não quis sair da escola, depois lá veio ao cólo e chegou a sorrir e perguntar pela lua. Ao chegar a casa o descalabro. Não queria entrar no elevador, não, não, não. Finjo que entro e seguro a porta a ver se se comove. Chora desesperado por mim, mas assim que me vê, vira costas e diz, não. Pego-o ao cólo e preparo-me para a birra em casa. Mais de vinte minutos no hall a chorar horrores. Se saia da vista dele, gritava por mim, se me chegava perto empurrava-me. Queria a chucha, mas assim que lha dava, atirava-a pelo ar. Decido pô-lo na cama, antes que se magoe de tanto rebolar no chão frio. Gritou mais uns vinte minutos, suado e ranhoso, no esquema chucha, não, chucha, não, até que se cansou e chuchou mesmo. Tive de me manter longe mas perto mais cinco minutos e pronto, lá se riu. Ufa, que cansaço.
Incrivelmente, durante os quase 45 minutos que isto durou, mantive-me calma, estupidamente calma. Logo hoje que tinha planeado um final de tarde com tempo para brincadeiras...
A vida das mães tem momentos muito frustrantes, é bom não nos esquecermos disso.

1 comentário:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

eu, então, estou sempre a lembrar-me!
;)