sábado, junho 30, 2012

Só com um bocadinho de ajuda

E a ansiedade* de estar prestes a entrar no primeiro ano.

*da mãe, entenda-se...

terça-feira, junho 26, 2012

Sempre achei

Que aquelas mães que anunciavam aos quatro ventos que os seus bebés dormiam muitas horas seguidas antes dos dois anos mentiam. Afinal não, esses bebés existem e o meu segundo bebé é assim. Eu sei que de hoje para amanhã ela pode mudar, há tantos que mudam de um dia para o outro, mas pronto, estas noites bem dormidas (em que no máximo acorda uma vez para comer) já ninguém mas tira.

quarta-feira, junho 20, 2012

Gargalhou uma vez e eu registei :)


Laura



É linda (desculpem mas não é só dos meus olhos, é mesmo). É a minha caturrinha (tem um penacho atrás na cabeça). É doce e risonha. DORME DE NOITE (seis, às vezes, sete quase oito horas). Chora muito e sentida (anunciando uma drama queen). Brinca (agarra brinquedos, em especial o macaco azul oferecido pela Ju). Segura as mãozinhas e põe-nas na boca. Desvirou-se cedo e cedo riu à gargalhada (vez única, nunca mais repetiu.)

É a nossa amor.

Temi

A reacção do Lourenço à irmã. Imaginei as maiores birras, os piores retrocessos.
Nada, ou melhor, muito pouco.
Gosta da irmã (é a minha amor), abraça-a (pobre bebé), exige dar-lhe beijos e, esta é para rir, pegar-lhe ao colo em pé.
Às vezes, quando está carente ou chateado, refere-se a ela como «aquela porcaria de Laura». Mas é raro.

Ele vê, ou sente, que a família está completa (quando estamos todos diz sempre, olha a família toda reunida). Que há um equilíbrio (dois rapazes e duas raparigas).

Não há-de um coração de mãe florir todos os dias ...:)

A «namorada» do Lourenço

Com quem ora anda aos abraços ora à estalada foi de férias para a Suiça.
Na segunda feira seguinte traz umas caixinhas para casa.
De quem é isso?
Da Ritinha Ferreirinha (por acaso a melhor amiguinha da tal namoradita). Disse que era para eu ficar com elas para sempre.
??? Ritinha??
Sim, é a minha namorada.
Como? Então a Joana ainda agora foi de férias e já arranjaste outra???
...

Francamente.

Artimanhas da memória

Comecei este blogue quando o Lou fez três meses. Hoje, um dia depois da Laura atingir a mesma idade, fui revisitá-lo.
Afinal aquilo de que me lembrava tão bem, não era bem assim. As idades das conquistas, os hábitos, as noites.
É giro isso. Como me disse a minha pediatra, os seis anos de diferença faz como se fosse, de novo, a primeira vez!


(estou mesmo mesmo a pensar fazer um blog só dela... ;) )

Na escola aprende-se de tudo

Letras, números, tantas coisas.
E, para grande pena minha, palavrões.

Foi difícil, mas ao fim de duas ou três saídas que me deixaram sem palavras, percebeu que há coisas que não se dizem. O pior é que o ladozinho provocador faz com que quase quase diga... para à ultima da hora se ficar por um caraças ou assim.

Neste mês

Vivemos dias tristes. A doença e posterior morte do bivô Girão trouxeram ao nosso quotidiano as perguntas mais difíceis de responder, porque na verdade ninguém sabe e eu não sou capaz de não ter uma postura cartesiana nisto. Não lhe dou respostas nem certezas, apenas hipóteses... Decidimos que o Lourenço devia participar nas cerimónias de algum modo e acabou sendo o velório, onde esteve e deixou flores. Fazia-lhe confusão o facto de a caixa grande estar fechada (o bivô assim não respira!), mas lá percebeu que o que sobra é o corpo. Quanto à vida do espírito (que conceito difícil de explicar esse) mais tarde ele decidirá se acredita ou não.
Explicações e curiosidades à parte, gostei de ver a ternura com que o Lourenço tratou o pai, desolado com a perda, e a bivó. A morte faz parte da vida, infelizmente, e aprender a consolar  aqueles que sofrem é talvez  das aprendizagens mais importantes que estas situações podem trazer a uma criança.
Quanto ao bivô, espero sinceramente que o Lou não se esqueça dele (agora vamos ter saudades dele, não é?).


Sim, Lourenço, vamos ter muitas saudades.

Hoje foi dia de trazer os trabalhos da escola para casa

E o que vi, embora já sabendo da sua resistência para o desenho, deixou-me meio triste. O interesse dele pelo lápis e papel não é pouco, é nenhum. Se por um lado vejo uma criança super curiosa, que gosta de aprender e saber tudo, reconheço nele uma preguiça/incapacidade de ser perfeito, de se empenhar na escrita o que se reflecte na qualidade dos seus trabalhitos.
Até aqui foi meio a brincar. Mas para o ano já não vai ser. E não deixa de me angustiar um pouco o tipo de aluno que vai ser (e a minha pouca paciência para ajudar uma criança teimosa e resistente à crítica).
Quem me dera ser relaxada nisto. Quem me dera.

Esta é antiga:

No banho, com o pai.
Pai, quando é que vamos cortar o cabelo?
Porquê, queres?
Não, quero ter o cabelo comprido. E usar brincos... quero ser gay.
????? Ai sim, e o que é ser gay?
É ser muita fixe!

lol

Eu sei, eu sei

Demasiado tempo sem escrever. As razões? Demasiado tempo ocupado com afazeres e Laura que sendo um bebé que dorme de noite (shhhhh, não queremos que ela mude), dorme pouco de dia.
A culpa é a de sempre: tanto tempo sem registar, e as coisas giras vão-se perdendo.