quarta-feira, maio 22, 2013

Anteontem

Deu-se a primeira birra digna de registo. O motivo é absolutamente inacrediável (para mim pelo menos).

Ela queria comer sozinha.

Ela

Gosta de andar pela casa de mochilinha às costas (ou qualquer outra mala, tanto lhe faz). Faz birra se alguém lha queira tirar. Se encontrar um chapéu também o põe. Parece um desenho animado.

O lago dos?

A amiga Camila dançava pela casa e falava nos cisnes, o branco, o negro.. e eu: o Lou já foi ver o lago dos cisnes, sabias? Como é que era lembras-te?
Lourenço: sim, haviam umas pessoas que queriam caçar gansos. (?!?!?)

segunda-feira, maio 13, 2013

Abro o computador

Aparece-me uma janela do youtube com a mensagem «não há vídeos que correspondam à sua pesquisa».
na caixa de pesquisa está escrito: faiarenfaiar

Fiquei dois segundos intrigada e depois ri-me durante meia hora. :)


O que o Lourenço pesquisava era isto: Fire with fire, uma música que ele adora...

sexta-feira, maio 10, 2013

Lourenço

Dias da música e 25 de abril



Mangas curtas na Gulbenkian


Um mês

Sem escrever. Acho que é inédito neste blogue. Desculpas? Algumas:

- Festa de anos para ser preparada, festas de anos às quais ir, outros afazeres menos importantes, trabalho a rodos, criança pequena que retira tempo útil para esse trabalho, uma doença chata que ainda anda aqui a minar os ânimos.

Depois vem a culpa por lhes estar a roubar memórias, porque sei que me vou esquecer de tudo. Daqui a uns anos não saberei que trabalho me perturbava no dia 10 de Maio de 2013, mas terei pena de não ter escrito as novidades acerca das minhas crianças. Por isso aqui está.

Novidades? Por partes (ou criança):

Lourenço: para quem não sabe o Lourenço é uma criança difícil em casa e na escola também. Globalmente vemos progressos (ultimamente então muitos), mas volta e meia lá temos uma crise. Desobediente, teimoso, provocador, colérico q.b., tudo é um braço de ferro. Vejo nele muitos defeitos meus e isso desgosta-me. Eu própria não sou exemplar na maneira como lido com ele e pago a factura, porque ele apanha-me em todas as minhas fragilidades. É estupidamente meigo e estupidamente agreste quando quer. Mas bom, ultimamente noto imensos progressos. Controla-se melhor, as crises resolvem-se rapidamente, colabora mais e na escola isso também acontece. No outro dia, pasme-se, enquanto esperava que o pai deita-se a mana, foi para a sua secretária fazer fichas (voluntariamente). Escreve muitos recadinhos, sobretudo quando está de castigo a pedir desculpa. Uma pessoa derrete-se ante tanta sinceridade e má ortografia. É todo um novo mundo que ele agora descobre e nós com ele :)

Laura: diz muitas coisas (sílabas e palavras completas com muita segurança). Delira com os seus pipis (piu-pius); cães (cá-u); pão (pá-u); não gostas de superfícies sujas (xuju); sabe dizer não está cá (untácá) e está aqui (táqui!); chama muito pelo seu papá, às vezes pela mamã e também às vezes pelo mano (máum). Aponta para a fralda e diz côcô. Gosta muito de bebés (e chama-os). Diz não (náum), xuxa (xuxá) e palra muito em geral. Entretém-se muito bem: cadeiras (fica sentadinha a abanar as perninhas); tira roupas das gavetas e quer vesti-las; adora computadores (sentar-se nas cadeiras e mexer nos computadores é o delírio total); gosta de livros e lápis (risca papéis e o que lhe aparecer à frente - medo); foi à praia e delirou com a areia (cool); é um doce para os seus pais e mano, dá abracinhos (com direito a palmadinha nas costas) e festinhas. Desengane-se quem pensa que é só doçura. Tem ginete e se alguém lhe tira alguma coisa da mão, abana a cabeça e chora de irritação. Às vezes o drama inclui ir a correr chorar até à cadeira/sofá mais próximo. Tem dormido noites inteiras (com excepções), e toda a gente sabe o quão inestimável isso é.