terça-feira, setembro 30, 2008

Durante uma gargalhada

Enquanto lhe punha a fralda de dormir, apercebi-me das enorme amígdalas que tem. Não que eu perceba grande coisa de anatomia, mas era por demais evidente. A somar aos oversized adenoides que lhe dão o tom nasalado, o jovem está a habilitar-se aos poucos para uma intervenção no futuro.
Como dizia a pediatra, pode ser que entretanto lhe cresça o nariz!

Está-me cá a parecer

Que temos de inventar uma nova rotina. Ontem não adormeceu sem eitinho. E quando acorda de madrugada pede também. Cadê o meu menino a quem eu tinha acordar de manhã, no limite das nove horas?

Cortou os caracóis

Mas não faz mal que eles crescem. O cabelo já estava tão incerto à conta das nossas investidas ocasionais que só um corte mais curto poderia solucionar o problema. Ele diz que tá gi'o. E eu concordo.

segunda-feira, setembro 29, 2008

Vamos a casa do Pedro

-Bámos a casa do Pêdo? Bámos? Há lá carros para eu andai?

(vá lá não perguntou pela esfregona, nem pelo aspirador)

Não me lembro dele ter feito isso alguma vez

Mas no sábado acordou às seis e meia da manhã.
A somar a um conjunto significativo de noites muito más, em que acorda ora a gritar ora a pedir leitinho, pode adivinhar-se o nosso humor durante o fim de semana. Vá lá que esta noite foi menos má (só acordou uma vez acho e voltou a adormecer sem dificuldade). Estava prestes a gritar por socorro.

domingo, setembro 28, 2008

A tia Cláudia esteve cá em Julho

Mas ele não se esquece dela. Hoje dizia:
-Adeus, vou com a tia cautia vei a pirronha gandi (i.e. cláudia com a esfregona grande, que é como quem diz aqueles túneis de lavagem automática de carros que existem nas estações de serviço.)

Vendo uma foto

- Olha é a mamã!! (aponta para mim e acrescenta) É como éta!!!

sexta-feira, setembro 26, 2008

Reunião de Pais (2)

O Lourenço precisa de sapatilhas para fazer ginástica.
LOL.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Interessa-se pelas letras

Sabe o que são, mas baralha-se todo evidentemente. Já sabe identificar o A e é só. Mas ai de quem lhe diga que não é um S ou um G. Se ele diz, é porque é.
Teimoso que se farta. Livra.

Reunião de Pais

Business as usual. Gostei de estar do lado de dentro da sala e constatar como é ampla, luminosa e agradável. Dizem-me que o Lourenço não é agressivo não tem muitas fúrias e come sempre tudo, sorve o molho da taça e se preciso for, come o do colega do lado. Já em casa fez uma birra monumental de atirar tudo pelo ar, bater furiosamente com as mãos na mesa (e em nós se estivessemos suficientemente perto) e estava mesmo a ver que ia dormir sem comer.
Valeu-nos um interregno para acalmar e uma romã para animar. Enquanto punha a loiça na máquina dou com ele a comer o resto. No fim ainda me pediu mais.
Já percebi que o que ele gosta é de drama.

Mamã...

Pexisas de batei na parêdi. Pexisas, pexisas.
Porquê?
Para podei pôr xelo.
...
Bámos lavai os dentis? Bámos?
Todos juntos bámos?
Vamos claro!


terça-feira, setembro 23, 2008

No supermercado)

Enfiou um dedo num figo. Pegou nele (no figo) para o trazer (já tinha tirado dois dentro do civilizado saquinho) com a indicação de que o comeríamos em casa. Aguentou dois minutos no máximo com ele na mão, a lamber de vez em quando a ferida que tinha feito com o dedo e a pedir para o comer. Vai daí, marimbei-me para o facto de não o ter pago e disse-lhe. Pronto, come-o lá. Abri-o e ele foi comendo, comendo. Ia dizendo: tá aqui mais um bocadinho!. Às tantas já nem era figo mas casca. A casca não se come, Lourenço. Comi, comi. E comeu. Inteirinha, sem água. Iec. Far-lhe-á mal?


*E o que ele gosta dos figos secos que a vizinha da minha avó trouxe do algarve?

segunda-feira, setembro 22, 2008

Hoje à tarde (2)

Depois do banho, sentado no sofá (antes ou depois do episódio do folheto) e pergunta:
-Posso tiai sapatos?
-
Podes.
-Posso cheirar xulé? Posso?
-
Ó Lourenço, que porcaria, o xulé cheira mal.
Chega um pé à cara.
-Agóia o outo.
Chega o outro pé à cara.
Punch line:
-O xulé é noxo amico! (enquanto abraça o pezinho junto à cara e faz cara fofa!)

Sem palavras. Já não bastava o cocó, agora o xulé também faz parte do seu círculo de amizades.

Hoje à tarde

Sentado no sofá, entretinha-se a cortar um folheto de electrodomésticos com uma tesoura de plástico que nas suas mãos não corta. Mostro-lhe o aspirador e ele fica histérico. O pitioi gandi para apiai a sala que tá muito suja de pó. Ele sabe que o aspirador está guardado à chave e que só a Mina o pode usar. Vai daí pede que o tire(?) não o verdadeiro, mas o do papel. Tia, mamã, tia o pitioi! O quê? Tia mamã, tia! Ó Lourenço, não posso tirar, é uma fotografia, enquanto me arranca o papel das mãos e começa a puxar. Começou a rasgar-se o papel e eu morta de riso com o seu empenho e credulidade. Na cabeça dele podia tira-lo dali e pôr-se a aspirar alegremente, contornando a proibição de mexer no pitioi gandi.
Era bom, mas não dá!

Hoje

Faz anos a sobrinha mais velha de todas. Vinte sete velas a soprar já é qualquer coisa. Ela a caminho dos trinta e eu, a bem dizer, a caminho dos 40(?!?!).
Soa-me mal isto, mas parece-me bem tudo o resto. Parabéns minha linda!

domingo, setembro 21, 2008

Natação

É pataxão.

Agora

Deu em reivindicar muito claramente o colo da minha mãe, ou da minha mamã. O do papá também é reivindicado, atenção, que ele divide muito irmamente as carências e os anseios.

Domingo


Em contra luz...
... e com amigos que levam o pequeno a ver as máquilas gandis.

*À noite calha estar uma banda a tocar na tv e ele identifica imediatamente o quitinete (clarinete).

Há coisas...

Os tipos estão sempre a surpreender-nos. Depois de começarem a falar... melhor, depois de começarem a argumentar mais ainda. Responder um assertivo sim, quando se ameaça com um castigo é uma das respostas desconcertantes mais habituais. Desta feita não quis comer. Nada de novo, volta e meia dá-lhe: diz que não, atira com os talheres enfim, uma fita pegada. Lá comeu um pêssego e duas ou três colheres de carne e arroz. Já depois de pronto (dentes lavados e pijama renovado) lembrou-se do pote que lhe ofereci e que ele, com a birra, recusou. O poti, o poti! Pote não há, se quiseres dou-te a sopa que não comeste. Queres? Xim! (????). Ok, sopa na tijela já no frigorífico, 20 segundos de micro-ondas e pimba, come-a toda com gosto. Depois lá pediu o pote e, ainda estupefacta com o acontecimento, dei-lho. Comeu-o, re-lavou os dentes, e agora já dorme (atrasado, mas bem alimentado).

Foi ontem

Que recomeçámos a piscina. Sem birras e com (quase) total colaboração.

Quase porque, assim que pôde, fugiu. :)

quinta-feira, setembro 18, 2008

São onze...


...os anos que ela (já?) faz. Parabéns, bebé!

quarta-feira, setembro 17, 2008

Quando sai da cama

Gosta de trazer os amigos todos (bonecos, xuxas, almofada...). Quando chega da tarde costumamos, por vezes, ir brincar (e mimar) para a cama (e lá está, temos de trazer os amigos todos):

Hoje voltou a falar na Cecília

E, apesar de não ir lá há mais de um mês (e de não ir lá assim tão frequentemente) lembrava-se que tinha um correca (escorrega), uma piscina e uma casinha.
Por razões óbvias, gosta mesmo daquilo o rapaz!

Eu queria filmar

Mas ainda não consegui. Entretanto já corrigiu e diz bem primeiro verso da canção do papagaio louro. Antes cantava entusiasmado a versão oficial e a alternativa ensinada pela avó:

Pacacáio olho, de bico amalelo
faz xixi na cama
leva c'o chinelo!

(gargalhadas)

Sento-me ao computador

E ele também quer. Manda-me estar quieta - páia mamã!, porque ele tem de fazer uma coixa (é o que eu lhe digo quando me sento aqui, espera um bocadinho que vou só fazer uma coisa).
Não quer que lhe ensine nada - sou eu soxinho! -, e pior: ainda me quer ensinar a mim.
Estou feita ao bife!

Disse-lhe

Vá, diz lá à lua que vais descansar... E ele diz: vou discansai, tou muito canxado. Encena espreguiçar-se, esticando as mãos por cima da cabeça e acrescenta: ai que peguixa!

A febre continua

A subir (ainda que pouco) de oito em oito horas (às vezes um pouco mais). Suspeito que será mais uma daquelas viroses, sem grandes sintomas a registar além da dita febre. Também concluí que a dor de ouvido devia ser mais dor de cabeça causada pela febre.
Vai daí não há creche e lá foi ele para casa da avó. Ficou exultante: vou regai as pantinhas que têm muita sedi. E vou apiai o chão que tá muito sujo pó. Tá tudo muito sujo.
O meu filho saiu-me cá uma Rosalina das limpezas!

terça-feira, setembro 16, 2008

A lua ontem estava linda

E o Lourenço, mesmo cheio de febre e de dores, já de madrugada, insistiu em ir vê-la à janela. Ficou um pouco, aprendeu que é só uma lua que muda de lugar e não várias como julgava, e depois disse. Ponto, bámos.

Em doiis dias

Vários doutois. Ontem o dermatologista (por descargo de consciência) hoje as urgências (febre e dor de ouvido desde ontem). Não é uma otite, mas valeu pela constatação que perde os medos e as estranhezas aos poucos. Colabora, conversa, abre a boca quando lhe pedem, porta-se inclusivamente um bocadinho mal, quando decide correr nos corredores e explorar os gabinetes. Depois de uma noite, enfim, daquelas, fiquei derreada. Já ele nem por isso, e está sempre pronto para mais uma asneirola.

Do fim de semana

Restou o doce sabor do passeio com os amigos pequenos no parque de Alvalade. Já lá devia ter ido é o que é. Os meninos já se passeiam e adoraram o barulho das folhas outonais. Houve tempo para sanitas improvisadas, para canções em coro, e para teimosias q. b. A que mais gostei foi a do Lourenço e da Alice a tentarem dar a mão um ao outro. Como são os dois mandões, queriam ambos decidir quem dava a mão a quem. Crescem todos em escadinha e juntos, sendo um bocado selvagens, são uma delícia.

quinta-feira, setembro 11, 2008

A mãe de todas as birras

Foi ontem. Nunca o vi assim tão possuído. Gritou, soluçou, bateu, sei lá, até cair para o lado (no caso no meu colo). Tudo por causa de uma banana, à qual ousei tirar um pedaço já passado. Queria a banana inteira. Passado uns valentes minutos ainda gritava pela banana que queria comer, mas que não queria comer, que queria, mas não queria, and so on.
Esta fase (espero bem que seja uma fase muuuuito passageira) é, literalmente, do demo!
Ficam viradas ao contrário, as dóceis crianças que ainda há pouco diziam gracinhas e davam mimos.

quarta-feira, setembro 10, 2008

Ainda não me acerto bem com a máquina

Mas ele está tão giro nesta foto que não resisto a publicá-la.

terça-feira, setembro 09, 2008

Anda vidrado neste livro

É, sem dúvida, uma delícia de livro.
Só tenho pena, honestamente, de não ter o gingar do brasileiro no falar. Seria ainda mais giro.

Vou tentar

Apagar este dia (no que diz respeito ao Lourenço) porque se portou tão mal, tão mal que já nem tinha energia para o repreender. Foi de manhã, foi no regresso da escola, foi em casa antes e depois do jantar, enfim, nem vale a pena enumerar. As asneirolas toleram-se, já as mãos em riste sempre prontos a bater é que não! Deste dia guardo apenas o finalzinho, já de luz apagada, quando finalmente me chamou e pediu desculpa. Ofereci colo e assim ficámos abraçados uns minutos até que o deitei.
Ficámos em paz e, espero sinceramente, que assim continue amanhã.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Lourenço, dás-me um beijinho?

Agora, não mai' logo.
Lourenço, vamos tomar banho?
Agora não, mai' logo.
...

domingo, setembro 07, 2008

Brincadeira

(Es)condi, (es)condi que a lua vem aí! diz entre gargalhadas nervosas enquanto se esconde debaixo das mantas.

Não gosta

De pôr perfume na pitola (camisola). Só no picoxo.

Na festa

Eram tantas as crianças e as pessoas que logo imaginei que a Filipinha ia para o outro lado do oceano com o coração cheio. O meu lá se engalfinhou com outro pela posse de um brinquedo, mas tirando isso esteve na maior e foi muito feliz. Quanto a mim mim só pensava que a Filipa (e ela sabe) vai-me fazer muita falta. Valha-nos a comunicação virtual que, nunca jamais substituindo o abraço e o beijo, nos faz sentir um nadinha mais próximos.

No parque


Diz opáaaa quando outro menino lhe quer roubar o monopólio do brinquedo. Já se aventura em tudo e mais alguma coisa se eu deixasse. Não quer dar a mão na rua e isso sim já é motivo de chatice. Ainda não salta bem , mas trota na perfeição. Aliás qualquer bicho que vê quer andar a cavalo nele (gatos, cães, peluches). Lá tenho de lhe explicar que se calhar os bichos não acham muita graça. No supermercado, no caminho para casa, não quer doces, mas rouba uvas descaradamente.

sexta-feira, setembro 05, 2008

Venho a correr

Para o ir buscar, hoje um pouco mais tarde por causa de uma reunião. Corro esbaforida e encontro-o felicíssimo agarrado a um ferro (imitação dos nossos tal e qual). Não queria vir e foi um sarilho para o tirar de lá (sem o dito ferro). Ao fim de uns dez minutos lá veio com o prémio de consolação. Duas bolachas pa tajei pa casa ( em jeito de não levo o ferro mas sempre consegui sacar qualquer coisa.)
Cadê o filho que corre para os braços de sua mãe ao fim de um dia de escola?

* E depois a birra pelo caminho e o filho deitado no hall do prédio, a dizer não... não... Uma maravilha.

quinta-feira, setembro 04, 2008

No carro

Estava outra vez com o disco riscado. Mamã, a lua ... Mamã, isto e aquilo... Mamã, aquilo e aqueloutro. Às tantas não devo ter respondido. Logo se sai com um sonoro Mamã!!! Fala comico!!!
Pronto pronto, sempre às ordens, senhor ;).

Falei depressa demais

Hoje já não trouxe os mesmos calções. Calças aliás. E logo hoje que tinha ido de ténis para variar. O que vale é que tinha mandado os crocs, just in case.
Mandei-o tão bonitinho e quando chego tenho um menino de calções verdes e laranja, t-shirt nada a ver e os crocs com umas meias castanhas e azuis às riscas.

Cucuáti

Não, não é chocolate. É restaurante!
Foi hoje, pizza (que ele adora, diga-se de passagem). Começou mal (com muita asneira) mas acabou em beleza (portou-se lindamente).

quarta-feira, setembro 03, 2008

Fala muito na casa da avó kali

Pelos mimos da avó e por lhe permitirem o uso indiscriminado do aspirador pequenino para limpar a cozinha.

Conseguimos finalmente

Pôr em prática os conselhos da Ana Rute. Jantamos bem cedo e o Lourenço, às 20:30h, já dorme. Poupam-se birras (de sono) e ganha-se tempo.

Primeiros dias

E tem regressado sempre a casa com os calções que levou vestidos.

De manhã

Acordo-o (tinha acordado quase às sete, bebeu leite, e voltou a dormir). Fica ali um bocado enquanto abro os estores. Ofereço cólo, finalmente. Responde: (es)péia, ainda não tou acodádo, (es)péia.
Ele adora ronha. :)

terça-feira, setembro 02, 2008

De manhã

Ondi bámos? (é sempre assim, acha que todos os dias temos um programa fantástico reservado para ele).
À escola, respondo.
Quéio ir à caja dos ursinhos, varrei. Tá muito sujo. (Ora bem, retomar a tarefa deixada incompleta ontem quando o fui buscar).

segunda-feira, setembro 01, 2008

Já me contou, fascinado,

Que a Lena comprou um ferro (de engomar)* encarnado. E que, melhor que isso, ele pôde brincar com ele.

*Mau grado as tentativas jamais mexe no ferro cá de casa, por razões óbvias. É uma das suas grandes frustrações.

Na escola

Tudo bem. Comeu, dormiu, usou a casa de banho*. Brincou com tudo e com todos. Quando fui o fui buscar ainda quis brincar mais um bocadinho. Estava a varrer, pois claro.

* O último xixi fê-lo no chão do minipreço. Ele bem que me tinha pedido para fazer nas ervas no caminho, coitado. Portanto a culpa é minha e as compras que as faça amanhã.

Agora já está na escola

Depois de um interminável mês de Agosto. Entrou com vergonha, mas não chorou. Passado um bocado lá foi ter com os brinquedos e já nem olhou para trás. Por todo lado via educadoras e auxiliares com bebés chorosos ao colo. Foi só há um ano que também ele se desfazia em lágrimas. Entretanto cresceu tanto e já sabe fazer tanta coisa. Como virar costas sem pensar duas vezes.